Radio

pesquisa

Radio Livre 21 (ao vivo)

Se inscreva no nosso canal

Seguidores

Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

8 PRIMEIROS SINTOMAS DA AIDS QUE TODO MUNDO DEVE SABER

Muito se fala sobre a Aids, mas na realidade, a maioria da população, de fato pouco sabe sobre ela. Conhecida por ser uma das mais sérias infecções virais o HIV assusta por dois principais motivos, sendo o primeiro deles a sua altíssima taxa de mortalidade e o segundo o fato de ainda não se ter uma cura que elimine efetivamente o vírus.
Por outro lado, nos últimos anos o portador da doença tem se beneficiado e levado uma vida com uma maior qualidade, devido os famosos coquetéis que não curam, mas tratam a doença, de modo a minimizar seus prejuízos.
Quando falamos nos primeiros sintomas da Aids por sua vez, precisamos entender que os primeiríssimos sintomas aparecem aproximadamente 21 dias após a contaminação com o vírus.
O que torna a situação realmente alarmante, é que grande parte das pessoas infectadas acabam por confundir estes sinais com uma simples gripe ou infecção viral, ou seja, é comum um portador do vírus simplesmente ignorar ou nem se quer se lembrar que já se sentiu assim, e consequentemente não procurar ajuda, retardando o início do tratamento, e também contaminando não intencionalmente outras pessoas, exatamente por não saber que possui a doença.
Para vocês terem uma ideia geral desse quadro, sabe-se por exemplo que aqui no Brasil, 1 a cada 5 pessoas infectadas ainda não sabe que possui o vírus
Estes sintomas inicias que aparecem no quadro denominado de "Infecção aguda pelo HIV", isto é, aqueles que surgem dias após a contaminação são:

1- Febre persistente

01
Em 80% dos casos ocorre o surgimento de febre que em média atinge seus 38° a 40° graus. Este é também o sintoma mais comum que ocorre durante a infecção aguda.

2- Dor de garganta (Faringite)

02
A Faringite também é um sintoma bastante comum, e ocorre sem o aumento das amígdalas e também sem a presença de pus.

3- Manchas avermelhadas ou pequenas erupções na pele

03
As manchas geralmente aparecem no período de 48 a 72 horas após o surgimento da febre, e podem prevalecer por 5 a 8 dias. A sua aparência normalmente é arredondada, sendo menor que 1 cm, avermelhadas e com um discreto relevo.
As regiões mais afetadas pelas manchas são o tórax, pescoço e face.

4- Dor em todo o corpo

04
Dores musculares e nas articulações também são bastante comuns, podendo acarretar em sensação de mal-estar, ou seja, falta de disposição e fadiga.

5- Sudorese noturna

05
Para muitas pessoas este pode ser um sintoma natural, a qual eles passam constantemente. Mas se isso não acontece naturalmente com você, este pode ser considerado mais um forte sinal da infecção pelo HIV.
06
Os sintomas que caracterizam a infecção causada pelo HIV como podemos perceber são comuns e de certo modo até considerados normais, por esse motivo podem ser facilmente confundidos com outros problemas.
Vale lembrar que estar infectado com o HIV não significa necessariamente estar com AIDS, visto que a aids é a doença que o vírus HIV provoca.
Passado esse primeiro momento de infecção que ocorre por causa da contaminação, anos pode se passar sem que nenhum outro sintoma se desenvolva, esta é a fase conhecida como período de encubação do vírus.
Uma pessoa só é diagnosticada com Aids quando tem uma contagem de linfócitos CD4 menor que de 200 células/mm3 (sendo que um adulto saudável possui uma média de 800/mm3 a 1200/mm3 ) e também apresentar o surgimento de alguma doença definidora da Aids, ou seja, adquirir alguma doença oportunista, que aproveita da fragilidade do organismo para ataca-lo.
Dentre as principais doenças que atacam os portadores temos os seguintes sintomas:

6- Candidíase genital ou oral porém recorrente

candidiase
A cândida é um fungo que pode ser encontrado naturalmente no nosso organismo. Porém quando seu crescimento acontece de modo desenfreado ele vira causador de uma desconfortável infecção, a candidíase.
O que geralmente pode desencadear uma candidíase pode variar, mas o seu principal agravante é a imunidade baixa, por esse motivo ela pode ser tão recorrente em soro positivos, que já estão sofrendo com os danos causados pelo vírus do HIV.

7- Perda de peso

07
A perde de peso em portadores do HIV geralmente acontece como consequência de algum outro fator, sendo o mais comum deles a persistência de diarreias e enjoos.

8- Problemas respiratórios

08
Como a pneumonia e tuberculose são doenças oportunistas, isto é, doenças que se aproveitam da fragilidade do organismo de suas vítimas para se instaurem, elas também são muito frequentes em pessoas com Aids.
E então queridos leitores, vocês poderiam imaginar que estes eram os sintomas causados pelo vírus HIV? Conta pra gente aqui em baixo, o que foi que mais te impressionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário